Como captar leads através de pop-ups?

Como captar leads através de pop-ups?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Uma das estratégias mais eficazes para a geração de leads (clientes em potencial) para uma empresa é a utilização de pop-ups no marketing digital.

Os pop-ups são avisos que normalmente saltam na tela do computador chamando a atenção da pessoa que estiver navegando naquele momento. Saiba que eles são fortes agentes na captação de leads e muito utilizados até os dias de hoje.

Os leads são clientes em potencial, ou seja, pessoas que ainda não se tornaram seus clientes, mas que conhecem e consomem tudo aquilo que a empresa disponibiliza em seu site, blogs, redes sociais e outros. 

As estratégias de marketing visam justamente chamar a atenção dessas pessoas que posteriormente serão convertidas em clientes, mas para que isso aconteça, é preciso gerar o leads, e é aí que entramos com os pop-ups. 

É bem possível que se você entrar agora no site de uma empresa de manutenção de geradores SP, por exemplo, existem diversos pop-ups na sua tela,mas isso não é algo negativo, e sim um aviso de algo que você possa estar precisando. 

A presença dos pop-ups precisa ser totalmente separada do spam de telas e dos anúncios que acabam prejudicando a navegação. As empresas mais responsáveis colocam pop-ups de maneira estratégica e que não prejudiquem a experiência do seu usuário.

O importante aqui é se ater aos detalhes oferecidos por esse sites que sabem utilizar as mais diferentes estratégias para gerar leads por vários meios. Hoje, falaremos nesse artigo sobre a geração de leads através de pop-ups

Pop-ups não são chatos e você vai entender o porquê

Você já deve ter entrado em um site e imediatamente uma série de pop-ups surgiram em sua tela, e quando você tentou fechá-los, foi redirecionado para outras páginas. Só depois de muito esforço que você consegue acessar o conteúdo, mas já houve um estresse. 

Ocorre que muitas empresas que visam somente a geração de cliques, e os acessos genéricos acabaram tornando a presença de pop-ups como um conteúdo indesejado, quando deveria ser exatamente o contrário. 

Em um site de bebidas, o certo seria ter um pop-up oferecendo insumos para cerveja, afinal são assuntos que se relacionam. 

Para isso, existem 4 tipos de pop-ups diferentes, são eles:

  • Scroll: aparece após uma porcentagem da página for navegada;
  • Timed: gatilho colocado ao acessar uma página ou tempo específico;
  • Exit intent: oferta que aparece quando o mouse é retirado;
  • Click: oferta que aparece somente após ação do usuário.

Veja que cada um desses pop-ups segue um tipo de regra e tem como objetivo oferecer algo ao consumidor, mas novamente, devido a algumas empresas abusarem do uso, pode ter criado uma má impressão.

Recentemente o Google passou a penalizar as páginas e sites que utilizam os pop-ups de maneira abusiva, ou seja, faziam diversos spam em sua página sem o devido cuidado. 


Se você entrar em sites de grandes empresas, por exemplo, verá somente pop-ups seguros e que não prejudicam a navegação do usuário. É como se existisse uma espécie de  camisa polo uniforme com identificação das páginas que são responsáveis.


Há também o caso onde você entra em uma determinada página e aceita todos os cookies dela. Um cookie é justamente uma forma das informações da página serem carregadas rapidamente sem ficar spamando na sua tela. 

Esse é um recurso que são como pedaços de códigos que são criados em seus dispositivos, onde rapidamente o seu usuário é identificado e você consegue retornar a mesma página muito mais rápido.

Gerando leads utilizando os pop-ups

Pronto, agora que já sabemos muita coisa sobre os pop-ups e como o uso saudável deles pode ser benéfico na geração de leads, vejamos algumas maneiras de fazer isso. Pense que o consumidor que entrou em seu site e que provavelmente está interessado em algo.

Você como empresa tem muito além do conteúdo para oferecer a ele, logo por mais que alguns possam querer recusar as ofertas, você conseguirá converter outros que têm interesse. 

E o melhor de tudo é que você não estará prejudicando a experiência de nenhuma dessas pessoas, uma vez que um simples clique para a parte de fora do pop-up já o encerra. 

Utilizando os pop-ups em seu blog

Os blogs sempre tem muito o que contar, seja sobre um livro ou uma fábrica de etiquetas personalizadas, e quem sabe uma viagem para a Europa paga somente com a venda de brigadeiros?

Há também os blogs informativos que ensinam as pessoas a terem vidas saudáveis, convivência com crianças e marketing digital. Independente do que for lido, saiba que ninguém entra em um blog sem a necessidade de querer algo. 


Seja isso uma informação ou uma boa história, o importante é que existe um ambiente onde se pode oferecer coisas e a possibilidade delas serem compradas. É bem simples você programar pop-ups para assuntos aos quais são referentes ao que escreveu.

Um blog de receitas deve deixar um pop-up com o link de uma EBook a venda com uma super promoção e tudo bem. Os seus leitores não irão se incomodar com algo tão simples.

Não se esqueça que você também precisa de dados para suas campanhas de marketing, logo você pode oferecer algo de graça em troca do preenchimento de formulário. As famosas landing pages são construídas assim. 

Dê ênfase naquilo que dá certo.

Um empresário trabalhou mais de 40 anos em uma administradora predial que prestava serviços para o mundo todo, após se aposentar, ele cria um blog e uma livraria e decide escrever um livro ensinando às pessoas todos os segredos do segmento.

Contudo, o mesmo autor que escreveu, anos antes, uma trilogia que ensina a como sobreviver na Europa com pouco dinheiro. E essa produção cai muito mais nas graças do povo do que na última criação. 

Logo, mesmo que você precise divulgar o trabalho mais recente do escritor, os pop-ups que estiverem no site podem privilegiar aquele que mais deu certo ao público, deste modo, você consegue capturar mais leads que posteriormente podem comprar outros produtos.

Esse exemplo mostra que os pop-ups podem reforçar uma boa imagem da empresa com um produto de sucesso super conhecido ou algo que ganhou destaque perante o segmento. Esse processo é importante para saber o que seu consumidor mais curte.

Materiais exclusivos

O seu site ou blog pode oferecer material exclusivo para aqueles que entrarem e preencherem o formulário. E eles devem ser anunciados em landing pages transmitidas por meios de pop-ups, onde o usuário se sente atraído para preencher os dados. 

Uma vez que você capta essas pessoas e entrega um material exclusivo, elas passam a participar da sua newsletter, que é um e-mail informativo enviado periodicamente para essa lista de participantes cadastrados. 

Futuramente, essa newsletter ajudará a convencer as pessoas a fazer a contratação de um serviço de Instalação elétrica ou qualquer outro segmento do mercado. A questão é que elas estarão ali para ajudar. 

Então, além de criar um material de qualidade, não deixe de anunciá-lo em sua página. Reforçamos que a tendência é que algumas pessoas se interessem e outras não, mas ninguém se sentirá incomodado se o conteúdo for realmente promissor.

Scroll Box singela e eficaz 

Já notou que a maioria dos sites é composta por uma caixinha que fica no canto inferior da tela? Essa caixinha é chamada de Scroll Box e sempre oferece algo para o usuário. Conforme você for navegar pela página, ela estará lá embaixo sem te atrapalhar.

Ocorre que cerca de 4% dos acessos de uma página acabam se interessando pelo o que está escrito ali. O restante das pessoas sequer nota a presença da mesma ou decide fechá-la, mas ninguém tem a experiência afetada. 

Em geral, é oferecido o registro em uma newsletter ou um conteúdo exclusivo. Caso você tenha algo grande e que demorou para ser feito, como um curso de bombeiro civil, recomendamos que fique mais visível. 

Considerações finais

A geração de leads é uma das etapas mais importantes do Inbound Marketing, que por sua vez, também trabalha para convertê-los em clientes. Conseguir capitalizar pessoas para a sua newsletter e banco de dados por meio dos pop-ups é uma tarefa necessária.

Empresas que negam ou desconhecem o potencial dos pop-ups como geradores de clientes em potencial para suas empresas, acabam perdendo uma parcela considerável de futuros clientes.

Praticamente todo o seu que trabalha com algum tipo de venda deve utilizar dessa estratégia, seja uma agência de viagens ou uma empresa de estrutura metálica. Os dados são essenciais para a geração de campanhas e de funis de venda poderosos. 

Evite o spam de pop-ups e não coloque muitos, de forma que polua a visão do seu consumidor. Lembre-se que a internet foi feita para navegação, logo impedi-la vai contra a ordem natural.

A pessoa que acessa a sua página precisa ter uma boa experiência, ao mesmo tempo que precisa ser empática com as ofertas que são feitas de forma estratégica. Portanto, esperamos que tenha gostado do conteúdo e que possa gerar muitos leads no futuro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.