Chatbots: Saiba mais sobre eles e como podem ajudar seu negócio

Como os chatbots ajudam o seu negócio?

Especialistas afirmam que os profissionais de marketing deverão estar cada vez mais acostumados com o uso de algoritmos para a realização de seu trabalho, e um ótimo exemplo disso são os chatbots.

Tal solução tecnológica é cada vez mais usada por empresas dos mais diversos segmentos, mas não depende diretamente de intervenção humana para funcionar.

Quer saber mais sobre ela? Então continue lendo, aprenda o que é essa ferramenta e como ela pode ser aproveitada pelo seu negócio:

 

O que são chatbots?

 

O termo chatbot é a mistura de duas palavras inglesas: chat (que também é usada em português) e robot, que significa robô. Assim, como o seu próprio nome diz, ele nada mais é do que um robô que pode ser programado para interagir digitalmente com um humano.

Entretanto, é importante frisar que, ao contrário de outras tecnologias, os chatbots não são dotados de aprendizado de máquina, ou machine learning.

Na prática, isso significa que eles não mudam sua atitude conforme o modo como são usados: eles se atêm aos detalhes de sua programação o tempo todo, fazendo com que ela seja essencial para o seu sucesso.

 

Como os chatbots ajudam o seu negócio?

 

Os chatbots são apontados por especialistas como fortes tendências para o marketing digital em 2019. O motivo por trás disso é a sua versatilidade, o fato de que eles podem ajudar os profissionais da área com uma série de tarefas. Confira algumas delas a seguir:

 

  1. SAC

 

Em tempos nos quais os consumidores estão mais atentos à experiência de compra como um todo, ter um serviço de atendimento ao cliente (SAC) é fundamental. O problema é que, dependendo do porte da empresa, pode ser necessário contratar uma equipe grande, o que acaba elevando os custos.

Felizmente, os chatbots podem ser de grande ajuda nessa tarefa. Para tal, basta que eles sejam programados para responder às perguntas mais simples e corriqueiras do público, enquanto que as questões mais complexas são analisadas por um humano. Assim, a qualidade e a agilidade do atendimento tendem a melhorar.

 

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2. Seleção de conteúdos do seu blog

 

O marketing de conteúdo tem sido adotado por cada vez mais empresas para conquistar novos clientes. Contudo, para que ele seja eficiente, é fundamental que cada persona encontre os conteúdos preparados especialmente para ela, o que, por sua vez, pode ser mais difícil em um blog com muitas postagens.

Esse é outro caso no qual os chatbots podem ser úteis. É possível que, mediante um breve contato com o visitante da página, ele indique os conteúdos que mais devem lhe interessar. Assim, o avanço no funil de marketing – e, consequentemente, o fechamento da venda – é mais rápido.

 

3. Fechamento de vendas

 

Por último, mas não menos importante, os chatbots também podem ser de grande ajuda para atender à finalidade máxima de qualquer estratégia de marketing: fechar vendas.

No caso de produtos mais simples, é possível que o robô colha os dados necessários para vendê-los, direcionando o consumidor a uma página segura, onde ele pode inserir seus dados de pagamento. Assim, seus vendedores ficam livres para lidarem com casos mais complexos.

 

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