Backlinks: entenda sua importância

Backlinks: entenda sua importância

Os mecanismos de buscas são muito utilizados pelos usuários para encontrar soluções e respostas para as suas dúvidas. Para as empresas, este espaço oferece a oportunidade de deixar seus conteúdos e produtos em destaque, permitindo que os próprios consumidores a encontrem por meio de técnicas de SEO e pelo fortalecimento da marca com backlinks.

Entender o conceito de SEO (Search Engine Optimization) e como suas ferramentas podem ajudar nos negócios são maneiras dos empreendedores obterem excelentes ganhos, fortalecendo a imagem do negócio e ganhando espaço no ambiente digital.

Conhecer a lógica existente por trás dos backlinks é essencial para utilizar o SEO de modo eficaz e ampliar as redes de contato e oportunidades de negócio, promovendo a conquista dos objetivos de curto, médio e longo prazo quando o assunto é tráfego orgânico, além de trazer ainda mais relevância e credibilidade à marca. 

Confira mais detalhes acerca dessa estratégia ao longo do conteúdo a seguir.

O que é SEO?

Antes de nos aprofundarmos sobre o que é backlinks, é preciso compreender o que é o SEO exatamente.

Considerada uma das principais estratégias de marketing digital, o SEO consiste em um conjunto de estratégias para otimização de blogs, páginas e sites, visando melhorar o posicionamento dos resultados orgânicos das buscas.

A todo momento, os usuários estão realizando pesquisas nos buscadores, principalmente no Google, considerado um dos maiores mecanismos de pesquisas. 

Este espaço é utilizado para solucionar as mais variadas dúvidas do dia a dia, desde pesquisas de temas de interesse, o melhor cosmético para utilizar, até explicações sobre teorias diversas

A cada busca, o Google e outros buscadores organizam os conteúdos em um ranking que considera diferentes aspectos para oferecer sempre as melhores respostas aos usuários, com base nas palavras-chave e seu comportamento na internet.

Ter páginas nas primeiras posições significa que os conteúdos estão bem ranqueados conforme as regras dos algoritmos dos buscadores.

Tal aspecto favorece o tráfego orgânico – já que o hábito é que os internautas cliquem apenas nos primeiros resultados – e ajuda a ampliar a credibilidade do negócio, que se mostra referência no assunto, visto que é mencionado e indicado pelos mecanismos de busca como uma boa resposta e experiência.

Ganhar cliques, tráfego (orgânico ou pago), ter mais oportunidades de visibilidade e estar presentes nos melhores resultados são formas de fortalecer a presença no online e criar novas oportunidades de negócio.

Assim, os métodos de SEO são muito vantajosos para as empresas se posicionarem e podem ser utilizados em diferentes segmentos, desde uma Empresa de engenharia civil que deseja ampliar o número de clientes até grandes marcas de varejo que querem potencializar as vendas de seus produtos.

Dentre as estratégias de SEO, a criação de backlinks é muito importante para melhorar o tráfego e o sucesso dos negócios, ampliando as redes de contato, credibilidade do site e conquistando novas bases de clientes e expandindo as oportunidades. 

O que são backlinks?

No marketing digital, os backlinks são links desenvolvidos para os sites e que ajudam no direcionamento de um ponto a outro. 

Neste caso, o link visa direcionar os usuários de uma página para outra de destino, seja dentro do site ou entre páginas distintas, sendo a segunda a mais comum e que realmente representa o backlink, visto que traz mais autoridade, complementa a experiência e fornece as informações necessárias para o internauta se tornar um cliente, por exemplo.

Além disso, as páginas que contém backlinks costumam ser bem classificadas pelos buscadores (Bing, Google, Yahoo), pois demonstra que tem valor para outros sites e usuários melhorando o posicionamento realizado nessas plataformas, algo que torna o uso deste recurso importante para as estratégias de SEO.

A colocação desses links deve ser realizada de maneira estratégica e bem planejada para gerar tráfego de qualidade. 

Isto posto, é importante compreender que não é todo link que pode ser considerado um backlink, bem como quais são as especificidades e benefícios dessa estratégia e sua relevância para o SEO para realizar um bom uso e ter ótimos resultados. Confira mais sobre isso nos tópicos a seguir.

A importância dos backlinks no SEO

Uma boa classificação nos resultados dos buscadores está relacionada a diferentes aspectos, incluindo o uso de backlinks.

Contudo, isso não significa que utilizá-los à exaustão fará com que o seu site de Cordoalha de aço fique nas primeiras posições nos resultados de busca, é preciso inteligência e estratégia.

Para que haja uma boa referenciação em um direcionamento para um conteúdo do seu site, por exemplo, é importante que o backlink tenha três características: confiabilidade, relevância e utilidade. Assim, ele poderá ser considerado eficiente. 

Além disso, é interessante que os assuntos abordados em ambas as páginas sejam semelhantes, ou que a audiência e o público-alvo tenham alinhamento, de modo a “trocar” essas bases de clientes, criando não só valor para as páginas, mas também favorecendo conversões futuras.

O Google considera os backlinks como recomendações para a sua página. Basicamente, é como se outra página mostrasse ao leitor que o conteúdo do seu site é de uma fonte confiável e tem relevância.

Como utilizar os backlinks nas estratégias do seu negócio?

Os backlinks, assim como o SEO, envolvem táticas e estratégias para serem efetivas e compõem as principais técnicas para melhora do posicionamento nos mecanismos de busca e redes sociais, sendo essenciais para o Inbound Marketing

Na prática, o Inbound consiste em atrair novos clientes, de modo que as pessoas se sintam atraídas pelo trabalho da marca e procurem voluntariamente a empresa para conhecer mais sobre os produtos e serviços.

Assim, além de favorecer o ranqueamento nos mecanismos de busca, trazendo autoridade para o site e os serviços de Manutenção industrial, utilizar backlinks também torna possível atrair os usuários para o blog/página de venda por meio da rede de linkagem.

Neste caso, o potencial cliente pode clicar no link disponível na página de confiança (com a qual a parceria foi feita) e seguir até o site da empresa, tendo valor agregado por conta da página que originou a linkagem.

Assim, se deseja saber mais como iniciar essa prática e seus benefícios, saiba que separamos algumas dessas informações e, com dicas práticas sobre como elaborar backlinks, os profissionais podem usufruir melhor desta estratégia e ter bons resultados

  1. Defina os objetivos

O primeiro passo para a criação de estratégias de backlinks é ter uma página que merece receber links, e adotar parcerias para trocas. Este é o fator principal para o sucesso, pois sem um site de qualidade é impossível colocar as dicas em prática e receber/dar indicações de valor.

Além disso, definir exatamente quais os objetivos da marca e quais canais podem agregar valor a experiência do cliente e pode trazer uma audiência qualificada é fundamental para que as ações tragam um melhor efeito.

Um bom número de backlinks pode render ganhos interessantes para os seus negócios. Sendo assim, as estratégias desenvolvidas serão guiadas pelos objetivos definidos no planejamento de marketing.

As metas mais comuns entre as empresas são: conquistar tráfego e visibilidade, fortalecer o domínio e a marca e melhorar o ranqueamento de páginas específicas.

Para cada meta é necessário criar uma ação de backlink diferente, como textos que serão produzidos e que receberão o direcionamento – devendo ter, até, materiais mais frios, mas de valor.

Se o seu objetivo é rankear uma página com conteúdos sobre Pabx em nuvem, por exemplo, utilizar textos sobre decapagem de fios e cabos ou variações desta palavras-chave, é fundamental, trazendo informações complementares sobre o processo e o porque uma máquina pode/deve ser usada no serviço.

Mas se o desejo é melhorar e aumentar o tráfego, é possível diversificar mais o uso de palavras-chave, fazendo com que diferentes sites e até mesmo em diferentes pesquisas, o conteúdo seja referenciado. Assim é possível utilizar um texto que mostre os benefícios do equipamento e que convença o usuário a dar um clique.

Sendo assim, ter os objetivos bem definidos é fundamental para um bom direcionamento das estratégias e pra criar relações e links realmente qualificados.

  1. Desenvolva parcerias de excelência

Os resultados positivos das estratégias de backlinks não acontecem ao espalhar vários links pela web. Dependendo de onde estes links são posicionados, podem até gerar prejuízos para o negócio.

Um caminho para bons resultados é criar parcerias de alto nível com blogs e sites que tenham uma boa reputação nos buscadores. 

Uma maneira de conseguir isso é publicar conteúdos nos blogs de outros profissionais e empresas, ação chamada de guest posting.

A parceria é algo benéfico para ambas as partes, pois os parceiros podem recomendar os seus conteúdos e o trabalho da sua empresa, além de favorecer a exposição dos backlinks.

Para encontrar bons parceiros é importante ter em mente alguns fatores, como:

  • Probabilidade de linkagem;
  • Personas semelhantes;
  • Mercado e temas similares.

Um exemplo interessante de parceria é uma empresa de elétrica, que deseja divulgar um material focado nas instalações elétricas prediais.

Em um guia sobre os materiais para a instalação, por exemplo, o empreendedor pode focar em parceiros como blog de construtoras, sites de lojas de materiais de construção, entre outros, trazendo um material de valor e criando uma rede que agrega ainda mais na experiência desse potencial consumidor.

  1. Identifique os seus diferenciais

Um detalhe muito importante nas estratégias de backlink é entender os seus maiores trunfos no momento de estabelecer parcerias. 

Pensar no que você tem a oferecer para que um parceiro retribua com um backlink é fundamental para criar ações e parcerias realmente benéficas para ambos, agregando aos usuários e no posicionamento, já que há uma troca de autoridade e de leitores. 

Nesse sentido, há diversas opções que podem ser consideradas para troca, além da autoridade e relevância que o site já apresenta, como autoridade, conteúdo, produto, serviço e dados.

Um ponto importante é que deve-se tomar cuidado especial com os serviços e produtos. Eles podem ser uma excelente moeda de troca, mas lembre-se de não baratear demais o que você faz e oferece ao seu público.

Identificar os seus grandes trunfos do seu negócio é uma maneira de ter uma poderosa arma para conquistar backlinks de qualidade. 

Assim, com links valiosos e parcerias bem definidas, suas Empresas de segurança patrimonial podem se tornar um grande sucesso, ganhando mais credibilidade.

Como identificar bons backlinks?

As estratégias de backlink geram resultados promissores para ambas as empresas envolvidas no processo de troca de link, referenciação e até de guest post, desde que a ação atenda todas as características necessárias para a construção de links de excelência – como uma página bem programada e intuitiva. 

Assim, ao criar a estratégia de backlinks para um  Centro de usinagem, é preciso estar atento a fatores como:

  • Texto âncora de qualidade (que o link direciona);
  • Boa autoridade de página e domínio;
  • Urls simples e claras;
  • Novo domínio (se necessário);
  • Inserção de links naturais;
  • Posicionamento adequado do link na página (atraindo o olhar);
  • Mercado a ser atendido e público de ambos os sites;
  • Link de imagem ou textual;
  • Tipo do link (nofollow/dofollow).

Vantagens de utilizar backlinks

No desenvolver desse material, alguns benefícios dessa estratégia puderam ser percebidos. 

Ainda assim, é importante ressaltá-los de forma mais clara, principalmente para sanar qualquer dúvida que alguns usuários ainda possam ter para começar a aplicar o backlink em sua estratégia de marketing.

Deste modo, os principais benefícios de utilizar o backlink consistem em:

  • Facilita a construção de relacionamentos;
  • Melhora o Brand Awareness (notoriedade da marca);
  • Qualifica e amplia a autoridade de domínio;
  • Apresenta ótimo custo-benefício;
  • Aumenta as visitas do site.

Deste modo, com muitos benefícios interessantes e que podem ajudar no SEO e no marketing digital de negócios de Consultoria em ti, bem como de outros segmentos, apostar no uso de backlinks é uma forma de ter excelentes resultados para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.