Como fazer a avaliação de sua campanha de marketing? Veja dicas

pexels-kaboompics-com-6224
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

As estratégias de marketing digital são importantes para o sucesso do seu negócio. Através da avaliação delas você consegue fazer com que mais pessoas vejam o que o seu empreendimento faz e como ele pode ajudar o seu público.

Mas só a produção de conteúdo não basta. É preciso fazer a mensuração dos dados, pois assim você saberá como está o seu engajamento e se a sua estratégia está no caminho certo.

O mais óbvio é o número de seguidores e curtidas, mas também há outros dados a serem avaliados.

Veja a seguir quais desses números você precisa avaliar e como eles podem indicar como está a sua estratégia.

Defina os objetivos desta avaliação da campanha do marketing

Antes de tudo é preciso saber quais são os seus objetivos. Se o que você deseja é conseguir mais seguidores, se quer capitalizar clientes ou conseguir alunos para um curso.

Ciente desse desejo, é necessário criar uma estratégia para conseguir esse fim. E perceba o que é melhor fazer para atingir essa meta: se é produzir mais conteúdo ou se é usar o e-mail marketing.

Também é necessário usar a melhor ferramenta, mas não fique muito preocupado com os números, e sim com a qualidade e com qual o perfil de pessoas que te seguem.

Saiba sempre se você está conseguindo atrair as pessoas que deseja. Uma loja de EPI ABC, que vende produtos de segurança como luvas, coletes e capacetes, precisa encontrar pessoas para vender esse tipo de material. 

Com uma estratégia eficaz nas redes sociais, elas poderão ter lucros em suas vendas.

Como medir os dados

É preciso medir os dados da maneira certa, pois apenas olhar e não analisá-los dá uma sensação equivocada de como está o seu serviço.

Isso pode fazer com que você gaste dinheiro e depois tenha que refazer o investimento por causa de uma avaliação incorreta. Por isso, procure entender o que está por trás dos dados.

Os números sozinhos não dizem nada e precisam sempre de uma interpretação para entender o que eles apontam e saber quais são os seus indícios. Assim, os resultados da sua campanha serão indicados.

Uma distribuidora de produtos para piscina precisa saber quais são os seus potenciais clientes e como atingi-los. Com a obtenção dos dados será possível conseguir.

Após saber se a estratégia está no caminho correto, outras métricas podem ser consideradas como o CAC e o ROI.

O primeiro é o Custo de Aquisição por Cliente, que aponta o valor gasto na conquista de cada novo cliente. Já o ROI mostra o lucro e o seu retorno.

Um bom exemplo é uma empresa de cobertura metálica. Com os dados dá para ver se a persona deseja visualizar o anúncio, a forma na qual ela atingiu quem precisava, se a campanha foi bem feita e como está o engajamento.

Dados podem não ser estáveis

E também é importante entender que na internet as coisas não são estáveis. Podem ocorrer problemas e a diminuição dos números, mas não se desespere.

Um fornecedor de flores precisa mensurar se o seu público está perto de onde é estabelecida a loja, quando é o período de maior interesse pelo produto e quais as formas mais eficazes de fazer com que o seguidor vire um cliente.

A rede social é aliada nesse serviço, pois há várias ferramentas para essas consultas. No seu site dá para ver o número de pessoas que acessam diariamente, quais páginas elas consultam e quanto tempo ficam na página.

Outra boa forma de mensurar os dados são com os leads, pois eles mostram quantos dos seguidores ou de quem acompanha suas redes sociais podem se tornar um potencial cliente.

Também precisa ser levado em conta quanto custou a sua produção, o preço dos anúncios e o retorno dessa estratégia.

O número de visitantes, junto com volume de leads gerados, vistos de forma individual não ajudam a entender o que se passa. Agora, se for analisar de forma conjunta, dá para saber qual é a taxa que se consegue com eles, sobre quantidade de pessoas que acessam o site. 

É possível saber se a taxa atinge a expectativa e o que você espera para o seu segmento. Uma loja compressor de ar também consegue ter bons dados e resultados com melhores estratégias.

Há muitos dados que podem ser analisados: o disparo de e-mail, as Landing Pages, gravador de chamadas. Mas é preciso entender se elas têm a ver com o que você faz e se são dados relevantes para uma análise correta.

Use o melhor de cada rede. Com o e-mail marketing é mais fácil fazer com que eles preencham dados e já recebam material que o leve a uma leitura de e-book e os mais interessados podem obter o serviço. Um distribuidor de telha sanduíche também será beneficiado com essa estratégia.

A importância da jornada de compra

A jornada de compra também pode ajudar a ter bons resultados. Ela mostra quais são as etapas da aquisição de um produto por um cliente: desde mostrar as vantagens do produto até a finalização da compra. E cada etapa faz com que se suba um degrau nesse processo. 

Cada fase tem uma determinação estratégica e pode ser mensurada para que se obtenha sucesso na outra fase. 

É possível enxergar quantos visitantes tem, o número de leads, que podem se converter em oportunidades de vendas.

E é uma estratégia pensada desde o seu início: a atração para que vejam seu blog ou site, na apresentação de um e-book com mais detalhes e que mostre as qualidades da empresa. Tudo pode ser analisado com dados reais e fidedignos.

No topo, é apresentada a necessidade que precisa ser resolvida. Nesse começo, o cliente não demonstra um interesse apenas é aconselhado a entender que precisa de determinado produto. 

É a hora de pedir os dados do visitante e fazer com que ele vá para o meio do funil. Uma loja, por exemplo, se usar dessa estratégia, pode atrair novos consumidores.

Nessa nova fase, ele já sabe qual é a necessidade e o que precisa para resolvê-la.

Aí aparece os leads. Já no fundo do funil o cliente já está preparado para comprar. Ele está confiante e pronto para adquirir o seu produto.

Em todas essas estratégias dá para mensurar os dados de quais são os clientes atingidos, de onde eles são, idade. Assim fica mais fácil fazer ações assertivas para que eles tenham interesse de comprar o seu produto ou contratar serviço. 

A jornada de compra serve de base para que você tenha sucesso nesse empreendimento e tenha as escolhas corretas para conseguir atrair mais clientes e possa vender mais.

Bom exemplo dessa estratégia, é que as empresas de engenharia civil em sp precisam de pessoas que tenham interesse em construir prédios para serem habitados. Com a jornada de compra, será possível saber como conseguir que responsáveis por esses empreendimentos usem os seus produtos para a construção.

Em resumo, veja as etapas da jornada de compra:

  • Topo do funil;
  • Meio do funil;
  • Fundo do funil;
  • Compra.

Pois bem, siga a leitura e entenda mais sobre todos os pontos.

Não se prenda só a análise de dados

Mas não é necessário só analisar os dados, é preciso também agir para que o esforço seja recompensado. A análise de SEO ajuda pois com ela você vai saber quais palavras- chave usar para impulsionar o conteúdo e como espalhar de uma forma a atingir o maior número de pessoas possível. 

A produção de conteúdo também é eficaz para isso, pois com ela serão feitas as estratégias necessárias para conseguir os seus objetivos. E sempre se atualizar e saber o que o seu público deseja. As mudanças são inúmeras e ocorrem o tempo todo.

Nada dura na internet. Por isso esteja sempre atento a o que se passa, saiba quais são os assuntos do momento, pois tudo pode ser usado para uma boa produção de conteúdo e captação de clientes.

Além disso, é importante saber zelar pela sua reputação e fazer com que os clientes sempre queiram voltar ou adquirir o seu produto.

E ainda que ele espalhe os seus bons serviços para mais pessoas. Um fornecedor de areia se fizer de forma boa e honesta e entrega do seu material vai fazer com que o cliente possa indicar o serviço para mais pessoas. Isso ajuda na estabilização e crescimento do seu empreendimento.

Por isso, não se prenda apenas às redes sociais e números. Entenda que as pessoas acessam a internet e as pessoas querem ser bem tratadas e respeitadas.

Assim será mais fácil conseguir a venda de seus produtos. A internet fecha os donos de empreendimento em bolhas. Também é importante saber o que se passa no off-line para criar estratégias mais assertivas para seu crescimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.