Dicas para aumentar a interação com seu público

interação

A interação entre marca e público é uma métrica que pode ser medida pelo engajamento, e esse é um dos grandes desafios da comunicação corporativa.

As novas formas de publicidade e a evolução da internet propiciaram uma aproximação maior entre as empresas e seus consumidores.

No entanto, essa proximidade precisa ser bem administrada e ter uma linguagem direta que evite mensagens ambíguas, sempre buscando a melhor interação.

Não basta pensar que apenas uma conta no Instagram será o suficiente para garantir o diálogo entre as partes. No marketing digital os relacionamentos vão mais além dos números, e o engajamento é o ponto-chave para se trabalhar.

Falamos em engajamento quando queremos fazer uma descrição da relação entre marca e público que ocorre por meio de uma rede social, englobando pontos como:

  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Respostas de Stories;
  • Votações em enquetes.

Esses foram alguns exemplos voltados para o Instagram que determinam a relação entre as partes nesse meio digital.

Essa relação que se cria com o cliente é um ponto fundamental para qualquer empresa, como um negócio especializado em consultoria azure, que queira crescer no meio digital, sendo esse um dos maiores objetivos da equipe de marketing.

Para garantir essa interação e esse envolvimento é importante que algumas ações sejam realizadas em suas redes sociais. As estratégias que permeiam a interação permitem que seu cliente crie um senso de pertencimento com a sua marca, em uma comunidade ativa.

Trouxemos esse artigo para compartilhar várias dicas para melhorar a interação com seus consumidores, bem como o engajamento com a sua marca de gestão de condomínios, assim como os mais diversos segmentos. Continue lendo para conferir.

A interação e as mídias sociais

Foi o aparecimento das mídias sociais que transformou a internet em um dos canais mais importantes para o contato direto do público com as marcas.

Com sua evolução, hoje os seguidores têm acesso tanto a informações de produtos ou serviços, como novidades de suas marcas favoritas por meio de redes como o Facebook, Twitter ou Instagram

Nas diversas redes sociais que sua empresa pode estar, o importante é estar em contato direto com os consumidores, que estão lá para comentar sobre seus produtos e compará-los com a concorrência.

Por isso você deve sempre buscar mais engajamento em suas redes sociais, trazendo diversos benefícios como melhorar a imagem da sua marca de atualização de firmware e aumentar sua clientela.

Fique de olho em todas as possibilidades de interações, e as use a seu favor para expandir sua comunicação.

Dicas para aumentar a interação com seu público

Pontuamos a seguir muitas dicas úteis e relevantes para você melhorar a interação e o engajamento do público com sua marca. Confira.

  1. Nunca deixe seu cliente sem resposta

Tenha um profissional dedicado e treinado para responder comentários, dúvidas e questionamentos de usuários sobre sua marca.

É muito comum que para estes casos, as empresas contratem agências de social media para intermediar esses canais online que permitem o contato de seus consumidores.

Isso ajuda bastante na manutenção das fanpages, mas mesmo assim é importante acompanhar este trabalho de perto para se inteirar sobre quais são as principais dúvidas, elogios e críticas em torno de sua empresa de pinturas.

Com essas informações em mãos você pode detectar melhor as necessidades de seu público, melhorando páginas de FAQ e canais de dúvidas, além de gerar insights valiosos.

  1. Conheça seu público

O primeiro passo para uma boa comunicação com seus seguidores é conhecê-los, e por isso você deve saber algumas informações relevantes sobre eles, tais como:

  • Região geográfica;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Classe social.

Avaliando essas questões mais amplas, você pode afunilar seus conhecimentos sobre o público para chegar na pessoa ideal que consome seu produto, ou sua persona.

Com essa ferramenta em mãos é possível se comunicar com mais precisão, tendo um tom de voz definido para se comunicar com seus clientes. Saberá também quais redes sociais deve explorar, estando capacitado para oferecer bons conteúdos a seus seguidores.

  1. Publique conteúdo relevante

Durante o uso das redes sociais, os usuários recebem uma infinidade de conteúdos em sua linha do tempo, então é preciso se diferenciar para se destacar entre os demais.

Levando em consideração aquele levantamento que você já fez sobre as características de sua persona, você deve oferecer conteúdos que fortaleçam a imagem da sua empresa de ar condicionado nas redes.

Para competir com fotos de animais fofos, amigos, vídeos de humor e uma grande infinidade de informações, você deve criar postagens que realmente interessam a quem te segue, propiciando a interação e a necessidade de consumir mais conteúdos.

Uma vez que seu objetivo seja destacar sua marca em meio a tanta concorrência, você deve investir em conteúdos de qualidade, relevantes, úteis e originais, passando uma mensagem direta aos seus consumidores.

Nas redes sociais, os usuários não gostam de ser interrompidos por propagandas, então você deve desenvolver maneiras criativas para entreter e informar seu público, ao mesmo tempo em que divulga suas soluções.

Com a criação de conteúdo que realmente interesse ao seu público-alvo, é possível se tornar uma autoridade no seu segmento, sendo visto como uma referência em seu mercado.

  1. Incentive a interação

Cada rede social conta com seus meios para incentivar as interações. No Facebook postagens simples podem virar bons fóruns de discussão e no Instagram as enquetes são uma excelente ferramenta.

Na hora de criar suas postagens pense antecipadamente em como o público irá interagir. Outra forma de incentivar essa interação é responder prontamente aos comentários dos usuários, o que os aproxima mais de empresas que desenvolvem softwares.

  1. Capriche no visual das publicações

Neste ponto do texto você certamente deve estar se perguntando: como conseguir me destacar perante o público no meio de milhares de postagens? 

Uma boa resposta para essa questão é investir na produção de vídeos bem editados, bem como no uso de artes de alta qualidade para chamar a atenção.

Faça a combinação inteligente e criativa de textos chamativos com imagens de qualidade para aumentar o desempenho das suas postagens.

É preciso captar a atenção dos usuários para transmitir uma mensagem de maneira dinâmica, evitando que se torne cansativa para o leitor.

Uma das melhores ferramentas no mundo digital são os vídeos, que precisamos destacar neste tópico. Trata-se do tipo de conteúdo mais consumido na internet, por isso você deve investir em boas produções para expandir seu engajamento e seu alcance.

  1. Invista em boas CTAs

A sigla CTA, de Call To Action, que pode ser traduzido como “Chamada Para Ação” se refere a uma estratégia simples, mas com ótimos resultados.

Trata-se, em uma definição simples, daquela frase objetiva e pontual que propõe para quem te acompanha, fazer alguma ação ou conversão.

Um bom CTA estimula o usuário a fazer uma ação positiva para suas estratégias de marketing. Com uma boa aplicação você atrai curtidas, novos seguidores, comentários e muita interação com seu negócio, como uma assessoria contábil.

  1. Seja constante nas publicações

O contato frequente com seu público é um ponto central da estratégia de gerar engajamento. É preciso se fazer presente para seus seguidores. Organize-se para ter uma regularidade nas postagens, alimentando suas redes sociais todos os dias.

Você pode agendar posts para otimizar seu trabalho, disparando conteúdos automaticamente. A fidelização vem de um processo de proximidade em que o público se acostuma com a presença da marca em seu dia a dia.

  1. Atualize suas redes sociais

Ao criar um perfil nas redes sociais é importante manter todas as informações atualizadas, bem como notícias e dados da empresa. As postagens com constância, como já pontuamos, é um meio importante para desenvolver um vínculo com o usuário.

Quanto mais você manter seus perfis atualizados, maior serão as possibilidades de interação com seu público, aumentando o engajamento em redes como o Facebook e o Instagram.

  1. Valorize as interações de seus consumidores

Quando sua empresa que oferece serviços como advogado direito do consumidor, recebe uma marcação, sendo indicada para amigos, valorize essa ação.

Agradeça e reposte isto, valorizando o cliente e compartilhando sempre que um cliente falar bem da sua marca. Essa, sem dúvida, é a melhor forma de publicidade que você pode ter para criar a autoridade da sua marca.

  1. Cadastre e-mails para compartilhar novidades

Para comunicar seu público sobre novidades, mantendo-os devidamente informados e atualizados, é importante fazer a captura de leads, ou seja, contatos.

Invista em landing pages, páginas de captura de cadastros, que permitem criar uma listagem de clientes para ações como newsletters,

Conquiste, converta e fidelize clientes oferecendo um serviço de alta qualidade. Atraia a atenção do seu público com a comunicação através do Inbound Marketing, o chamado Novo Marketing.

Considerações finais

Neste artigo você conferiu 10 dicas para aumentar a interação entre sua marca e seus seguidores. Aposte em estratégias que te aproximem de seu público-alvo para alavancar seus negócios e promover mais engajamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.