Aprenda o passo a passo para escrever conteúdo para SEO

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Escrever para SEO é uma arte. O trabalho de um redator de SEO é escrever conteúdo para mecanismos de pesquisa e usuários e, para fazer isso com sucesso, você precisa saber como aplicar os princípios básicos de conteúdo de SEO na prática.

Neste guia, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre redação de SEO. Vamos explicar o que é a escrita em SEO e as algumas etapas a seguir para garantir que cada conteúdo que você escreva seja amigável aos mecanismos de pesquisa.

Você não precisa ser um especialista em SEO  para escrever para SEO, mas precisa ter habilidades básicas de redação de SEO.

O que é escrita em SEO

A redação de SEO é o processo de redação de conteúdo que os mecanismos de pesquisa podem entender facilmente. Isso é feito adicionando frases de pesquisa ou palavras-chave de forma inteligente em seu conteúdo, sem fazer excesso de palavras-chave. A escrita de SEO também é conhecida como redação de SEO ou escrita de otimização de mecanismo de pesquisa.

Como escrever para SEO

Para se tornar um redator de SEO, você deve seguir as 10 etapas abaixo.

  • Escolha suas palavras-chave (palavras-chave principais e de cauda longa)
  • Crie o título da sua página
  • Crie um URL amigável para SEO (adicione sua palavra-chave principal)
  • Escreva o conteúdo 
  • Adicione suas palavras-chave no primeiro parágrafo
  • Crie títulos usando palavras-chave de cauda longa
  • Adicione palavras-chave relacionadas em seu conteúdo
  • Link para outras páginas em seu site usando texto âncora relevante
  • Demonstre sua experiência e autoridade no assunto 
  • Adicionar e otimizar imagens

Escolha suas palavras-chave (palavras-chave principais e de cauda longa)

A primeira etapa antes de escrever um novo conteúdo é decidir quais palavras-chave segmentar.

Este processo é conhecido como pesquisa de palavras-chave e é muito importante por um motivo simples. Você precisa escrever conteúdo sobre tópicos que as pessoas pesquisam e a pesquisa de palavras-chave dirá isso.

Quando você faz sua pesquisa de palavras-chave, o resultado será um conjunto de palavras-chave SEO tanto principais (ou de foco) quanto palavras-chave de cauda longa que as pessoas digitam nos mecanismos de busca.

Para fazer isso siga os passos abaixo:

  • Vá ao Google e pesquise o tópico escolhido (geral).
  • Visite as 5 páginas principais e analise o tipo de conteúdo que fornecem.
  • Pegue cada URL e, usando SEMRUSH ou outras ferramentas (ahrefs, ubersuggest, etc), descubra quais palavras-chave essas páginas estão classificadas e o tráfego que obtêm.

Então, dependendo dos resultados, decida quais palavras-chave principais você terá como alvo em seu conteúdo.

Use essas palavras-chave novamente e, usando uma ferramenta, descubra as palavras-chave de cauda longa associadas e LSI (ou palavras-chave semânticas)

Palavras-chave de escrita de SEO

Em seguida, use a ferramenta Keyword Magic (utilizando o recurso de filtros avançados) do SEMRUSH para encontrar outras palavras-chave de cauda longa relacionadas.

Se você olhar mais de perto o conteúdo, verá que essas palavras-chave são usadas em diferentes lugares ao longo do artigo.

Seguindo esse processo toda vez que você escreve um novo conteúdo, você ajuda os mecanismos de pesquisa a entender melhor seu conteúdo e, se seu conteúdo satisfizer o que os usuários desejam, isso acabará se traduzindo em classificações mais altas, compartilhamentos de mídia social e mais links de entrada.

Crie o título da sua página

A próxima etapa é começar a pensar no título da sua página. Escolher um bom título para a página é fundamental para o sucesso de sua página ou postagem, portanto, aloque o tempo necessário para criar um título que:

  • Inclui sua palavra-chave alvo
  • É único para o seu site
  • É interessante para os usuários clicarem
  • Tem cerca de 160 caracteres
  • Não é o mesmo que os títulos existentes na primeira página do Google.

Não omita nenhuma das etapas, especialmente a última. Antes de decidir sobre o seu título, vá ao Google, digite a palavra-chave desejada e analise os primeiros 10 títulos.

Seu objetivo é criar um título que seja único, caso contrário, você limitará suas chances de obter uma posição entre os 10 primeiros, já que o Google raramente mostra páginas com o mesmo título nos primeiros 10 resultados.

Como exemplo, olhe para o título deste post e observe como a palavra-chave principal e relacionados fazem parte do título do meu post.

Crie um URL amigável para SEO (adicione sua palavra-chave principal)

A próxima etapa é muito fácil de implementar. Ao criar o link permanente de sua postagem, certifique-se de que inclua as palavras-chave desejadas e elimine quaisquer palavras desnecessárias.

Procure ter URLS de correspondência exata sempre que possível.

Escreva o conteúdo (longo o suficiente)

Agora é hora de sujar as mãos e escrever o conteúdo.

Você já sabe o que seus concorrentes publicaram, você tem seu título, sabe quais palavras-chave incluir em seu conteúdo, o que mais você precisa?

Qual é a intenção do usuário?

Você precisa ter certeza de que entendeu a intenção do usuário. Em outras palavras, seu conteúdo deve corresponder ao que os usuários desejam ler para as palavras-chave específicas.

Uma das maneiras de descobrir é voltar aos resultados de pesquisa do Google e procurar patentes.

Por exemplo, se você estiver escrevendo um artigo sobre ‘ferramentas de SEO’, notará que quase todos os resultados são sobre listas com ‘Ferramentas gratuitas’.

Isso significa que o Google descobriu que quando os usuários procuram ferramentas, embora não incluam a palavra ‘Grátis’, sua intenção é navegar por listas de ferramentas gratuitas.

Isso também significa que, se você está alvejando essa palavra-chave, precisa ajustar seu título e conteúdo de acordo, caso contrário, você minimizará suas chances de classificação para aquele termo.

Diretrizes de qualidade de conteúdo

Para evitar qualquer confusão, vários estudos mostraram que o comprimento ideal do artigo para SEO é em torno de 1800 palavras e isso é verdade para muitos casos.

Artigos mais longos oferecem a oportunidade de usar mais palavras-chave (sem excesso de palavras-chave) e tendem a ter um desempenho melhor nas mídias sociais.

Porém, esta é uma diretriz geral e não aplicável para todos os casos. Minha recomendação é encontrar a duração média dos primeiros 10 resultados e tentar fornecer um pouco mais de conteúdo, mas melhor do que o que já foi publicado.

Não há razão para escrever um artigo de 3.000 palavras se você pode ter o mesmo resultado com um artigo de 1.500 palavras.

Adicione suas palavras-chave no primeiro parágrafo

Aqui está uma boa dica que a maioria dos escritores de SEO não consegue seguir. Depois de concluir o primeiro parágrafo, você precisa voltar e revisar a introdução do seu post.

Seu objetivo é certificar-se de que sua palavra-chave alvo seja incluída no parágrafo de abertura.

A razão é que o Google sempre considera que o conteúdo que está acima da dobra e no alto de uma página é mais importante do que o conteúdo encontrado na página.

Ao adicionar suas palavras-chave no primeiro parágrafo, você dá uma grande pista ao Google quanto a quais palavras-chave associar a esta página. Também é bom para os usuários, pois você pode ajudá-los a entender que estão na página certa.

Crie títulos usando palavras-chave de cauda longa

Uma das características do conteúdo amigável de SEO é que ele é fácil de ler tanto pelos mecanismos de pesquisa quanto pelos usuários, e os títulos ajudam nessa direção.

Não se surpreenda, mas a maioria dos usuários não vai ler o seu conteúdo, eles irão examiná-lo. Por ter títulos significativos, você os ajuda a encontrar a parte que desejam com mais rapidez.

Os mecanismos de pesquisa seguem o mesmo padrão, especialmente para conteúdo de formato longo. Eles examinam a página e procuram certos elementos para entender como uma página é estruturada e quais tópicos ou palavras-chave o conteúdo está cobrindo.

Para tornar seu trabalho mais fácil, você pode usar tags de cabeçalho predefinidas em seu HTML, como a tag H1, tag h2 e h3.

Normalmente, uma página tem apenas uma tag H1 e ela é usada para o título e o resto do conteúdo tem H2 para os cabeçalhos principais e H3 para os subtítulos.

Para melhorar ainda mais a facilidade de SEO de sua cópia, tente usar algumas de suas palavras-chave de cauda longa nos cabeçalhos e boa sorte!