10 Ideias de post para o seu blog: Diga adeus ao bloqueio criativo!

Blog criativo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Numa estratégia de Marketing Digital, o blog é imprescindível para trazer leads de forma orgânica, isso significa que a sua marca tem autoridade suficiente para trazer leads que não sejam pagos, sendo atraídos pelo conteúdo que você oferece em seu site.

Isso é muito bom certo?

Mas, muitas vezes, principalmente se você não tem um profissional dedicado à produção deste conteúdo, você pode se sentir sem inspiração e sem ideias para produzir novos conteúdos de qualidade, caindo num bloqueio criativo e podendo ficar até algumas semanas sem postar.

Isso não é muito bom.

Saiba que você não está sozinho, todos nós estamos sujeitos a esse tipo de bloqueio, o importante é não perder a constância na postagem do seu blog, e para te ajudar, daremos aqui algumas dicas e ideias de conteúdos para você usar sempre que precisar de uma ajudinha!

Se você está passando por isso neste exato momento, já escolhe uma das opções abaixo para se inspirar!

10 Ideias de conteúdo para o seu blog

#1 Indicação de Filmes / Séries / Playlists

Seja qual for o seu nicho, muito provavelmente existem filmes ou séries sobre ele, ou ao menos que sejam relacionados ao seu universo.

Se você ainda não conhece, pesquise, assista, consuma esse tipo de conteúdo, certamente você tirará diversos insights interessantes que podem te ajudar até em suas tarefas do dia a dia e ajudar também o seu público!

Veja como fizemos!

#2 Lançamentos / Novidades do Mercado

Para se tornar uma autoridade no mercado você precisa estar a frente dos concorrentes, sendo assim quando surgem novidades no seu setor você precisa estar por dentro e de preferência compartilhar com seu público essa novidade.

Veja como fizemos!

#3 Top 10

Na mesma linha de pensamento da indicação de filmes e séries, compartilhe também seus Top 5 ou Top 10, e não precisa ser só sobre filmes, faça com as ferramentas que mais utiliza ou com seus produtos por exemplo. Veja o que seus clientes estão falando a respeito e ajude-os a tomar decisões com base nas suas experiências e opiniões.

#4 Resenha de Livros / Produtos

Sabe aquele livro que você leu e você recomenda pra todo mundo? Se ele estiver relacionado ao mundo de negócios, ao seu nicho de mercado, que tal compartilhar com seu público essa resenha?

Se você vende produtos, você também pode fazer um artigo resenha desses produtos, ajudando seu público a entender melhor o que é o seu produto.

#5 Tutoriais / Dicas

As pessoas amam buscar tutoriais e dicas de como fazer as coisas, como utilizar certos produtos, porque não criar conteúdos que ajudem o seu público?

Aqui você pode mostrar na prática como utilizar os seus produtos ou serviços.

Busque assuntos relacionados ao seu negócio e aposte nas dicas e tutoriais para instruir seus clientes.

#6 Institucionais

Embora um blog somente institucional se torne um pouco chato, de vez em quando é legal criar esse tipo de conteúdo para que seus clientes conheçam melhor sobre você e sua empresa.

Pode ser um storytelling, pode ser sobre a visão e missão do seu negócio, deixe seus clientes mais próximos de você!

#7 Comparativos

Por que não ajudar seus clientes a tomarem decisões com base em comparativos?

Utilize o seu conhecimento no mercado para dar suas opiniões!

Veja como fizemos!

#8 Listas

Ler e fazer listas é um hábito comum do ser humano, nos ajuda na organização e priorização de tarefas e num texto tem o poder de tornar a leitura mais agradável e fácil.

Sabendo disso, que tal pensar no próximo assunto do seu texto e dividir o tema por tópicos?

Os posts contendo listas costumem ter resultados muito bons e ajudam também no tráfego orgânico do seu site.

Veja como fizemos!

#9 Guia

Quem nunca clicou num link com o título “Guia Básico para…”, “Guia Completo de…” que atire a primeira pedra.

Guias geralmente são muito bem vistos pelo público pois trata-se de um passo a passo prático e completo para você aprender o assunto pesquisado.

Mas atenção: quando for criar um Guia certifique-se de que você está realmente entregando um material completo para seu público ok? Esse tipo de conteúdo não pode ser superficial.

#10 Posts baseados nas dúvidas de seus clientes

Ninguém melhor para dar ideias de posts para o seu público do que o seu próprio público!

Utilize suas redes sociais para saber o que o seu público está falando e quais são as suas dúvidas.

Abra caixinhas de perguntas ou peça para as pessoas comentarem as dúvidas nas suas fotos, algumas dúvidas podem render um artigo inteiro e também podem te ajudar a criar o seu FAQ!

“Poxa, mas já pensei em todos esses tipos de post para o meu blog e mesmo assim continuo enfrentando dificuldade para criar novas pautas e conteúdos”

Não tema, resolveremos seu problema!

Existem algumas ferramentas (gratuitas!) que podem te ajudar a pensar em conteúdos relevantes para o seu blog e descobrir os assuntos que estão em alta no momento, veja alguns deles:

Answer the Public

O Answer the Public é uma ferramenta paga mas que te permite fazer até duas pesquisas por dia de forma gratuita!

Nela você digita uma palavra chave e ele te dá resultados baseados no que pessoas reais estão pesquisando sobre este assunto.

O resultado pode trazer muitos insights!

Ideias para blog
Answer The Public

Temas para blog

BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta que trás os temais mais populares das últimas horas, dias, semanas e meses, ou seja, assuntos que estão em alta e que são ótimos para abordar no seu blog!

BuzzSumo
BuzzSumo

A dica aqui é para tentar fazer diferente, crie um título que capte a atenção do público e entregue um conteúdo de qualidade para conquistar o seu público e se destacar, mesmo com um assunto que esteja sendo muito falado.

Quora

Quora é uma plataforma de perguntas e respostas, as perguntas são feitas, respondidas, editadas e organizadas pelos próprios usuários.

Ao se registrar você pode selecionar os seus assuntos de interesse e assim você entrará numa comunidade que fala tudo sobre os assuntos escolhidos!

Quora
Quora

Para ter ideias novas de conteúdos basta acompanhar a plataforma regularmente para saber o que o seu público gostaria de saber!

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a dar adeus ao bloqueio criativo e que você possa usar as ferramentas que citamos sempre que precisar!

Conta pra gente nos comentários o que você faz quando se sente bloqueado e se tem alguma ferramenta que você usa que não colocamos aqui no artigo!