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5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

5 Ps do Marketing: trabalhe as pessoas em sua estratégia

Os 5 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção e pessoas. Aplicar cada um deles do jeito certo na sua empresa vai ajudar você a atrair e a fidelizar clientes, tornando a sua empresa uma referência no mercado.

O sonho de quem atua na área de marketing é conseguir trazer resultados significativos para a empresa e ter uma estratégia que possa apontar a direção certa.

Se você se identificou com essa afirmação eu tenho uma boa notícia: essa estratégia existe e não se trata de nenhum milagre.

Ela diz respeito a esforços bem direcionados que podem aumentar as vendas e tornar a sua empresa uma referência no mercado.

Tudo o que você precisa fazer é focar nos 5 Ps do marketing.

Mas, o que são os 5 Ps do marketing e como você pode colocar essas estratégias no seu negócio?

Leia o nosso post, descubra a resposta, coloque em prática e tenha bons resultados!

O que são os 5 Ps do marketing

Os 5 Ps do marketing são: Produto, Preço, Promoção (no sentido de promover algo), Praça (colocação no mercado) e Pessoas.

Mas o que cada um desses nomes significa no dia a dia do seu negócio? É isso que mostraremos a seguir!

Produto

Independentemente de qual seja o ramo de atuação, uma empresa precisa oferecer algo aos seus clientes. Caso contrário, não existem vendas, não existem clientes e não existe uma empresa.

Nesse P é incluído tanto a prestação de serviços do seu negócio quanto a venda de um produto em específico.

É por meio do Produto que todo o seu time consegue entender e definir para quem eles vão vender.

Para ser bem-sucedido, você deve ter pronto algumas explicações sobre aquilo que você vende. Algumas perguntas que você e toda a sua equipe precisam ter as respostas são:

  • Qual desejo ou necessidade do meu cliente o meu produto atende?
  • Como o consumidor vai usar o meu produto?
  • Onde o cliente vai usar o produto que eu vendi?
  • Qual é o modo de atuação do meu produto para satisfazer meu cliente?
  • Qual é o aspecto físico do produto?
  • É possível personalizá-lo para o cliente ou dar a opção de escolha de cores, tamanhos e estilos?
  • Qual é o diferencial do meu produto para o dos meus concorrentes?

Depois disso, comece a entender como funciona o ciclo de vida daquilo que você vende.

Para entender um pouco melhor do que se trata, esse ciclo é comparado a uma árvore na natureza. Ela é plantada, germinada, passa a ter folhas, galhos e raízes fortes, e, depois, começa a encolher e morre.

O seu produto funciona da mesma maneira, ele tem a fase de:

  • introdução, ou seja, um começo (equivalente ao plantio da árvore);
  • crescimento (quando a árvore começa a germinar);
  • maturidade (diz respeito a quando a árvore está no seu auge, com folhas, galhos e raízes fortes);
  • declínio (quando a árvore começa a se encolher e morre).

Tudo o que você faz tem um ciclo de vida. A partir do momento que você entender qual é a etapa dos seus produtos, é mais fácil definir as estratégias certas e alavancar as suas vendas.

Preço

Tudo custa dinheiro e para sobreviver no mercado você precisa cobrar um preço justo pelo seu produto. O P de Preço diz respeito ao valor que você cobrará em troca do seu produto.

É importante que você analise com cuidado como vai fazer essa definição de valores. Afinal, você precisa:

  • pagar os seus colaboradores;
  • fazer investimentos;
  • pagar os seus fornecedores;
  • manter em dia as contas da empresa como a de água e energia;
  • tirar o seu lucro.

Isso tudo sem tornar o seu produto caro demais para o seu cliente. Como é possível conseguir isso? Você precisa responder algumas perguntas:

  • Quanto vale, no sentido agregar valor, o seu produto para o consumidor?
  • Quais são os seus gastos em cada cada área de distribuição?
  • Como o seu cliente se comporta diante do preço?
  • Quanto o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto?
  • Você tem a necessidade de criar “pacotes promocionais” para diferentes públicos (exemplo: pessoas jurídicas ou clientes fiéis)?
  • Quanto os seus concorrentes cobram pelo produto?

Ainda sobre o preço: os clientes estão dispostos a pagar mais por marcas que são valiosas para ele. Assim, o seu preço não diz respeito apenas a quanto você lucra, mas também a como as pessoas veem a sua marca.

Praça

Quando falamos em praça, estamos nos referindo a como o seu cliente chega até os seus produtos, qual é o seu canal de vendas. Esse P diz respeito ao seu lugar, ou seja, a sua colocação no mercado.

Mas, como definir onde, como e quando vender os produtos da sua empresa? Essa é uma resposta que apenas você e sua equipe poderão descobrir.

Para isso, confira algumas perguntas que vocês precisarão responder:

  •  Onde o seu público procura os seus serviços: na internet ou em alguma loja física?
  • Caso seja em uma loja física: quais são os melhores pontos de vendas para o seu público?
  • Em ambientes digitais: qual é o melhor método de vendas (exemplo: lojas virtuais, catálogos ou pelas redes sociais)?
  • Como distribuir os seus produtos? Quais são os melhores canais para isso?

Responder essas perguntas vai ajudar você a entender onde a sua empresa deve ter uma presença marcante.

Isso é importante para que você evite o desperdício dos seus recursos, como o de montar uma loja virtual e não fazer vendas por meio dela. Por isso, esteja presente onde o seu público está.

Promoção

O P de promoção tem o sentido de promover as vendas. Isso é diferente de fazer liquidações nas suas lojas. O objetivo desse P é tornar a sua marca e os seus produtos conhecidos para quem realmente tem interesse.

Essa promoção diz respeito às estratégias de marketing que você vai adotar na empresa. Afinal, apenas estar presente onde o seu público está não é garantia de sucesso no mercado.

Assim, é preciso promover a sua empresa. Para começar a fazer isso, responda às seguintes perguntas:

  •  Qual é o melhor momento para transmitir as suas mensagens de marketing?
  • Onde é melhor fazer isso (na televisão, rádio, internet, revistas impressas etc)?
  • As suas vendas aumentam de acordo com a época do ano (exemplo de alguns produtos sazonais: árvores de natal, ovos de chocolate, panetones e limpeza de ar condicionado)?
  • Caso a resposta anterior seja afirmativa: como montar um calendário que aproveite bem todas as chances de aumentar as vendas e promover a sua marca?
  • Quais são as estratégias dos seus concorrentes e como isso influencia as ações que você deve tomar?

A melhor parte de ter a resposta para essas perguntas é que você e sua equipe conseguirão direcionar os seus esforços de modo assertivo. Assim, você poderá impactar a decisão de compra do seu consumidor.

Pessoas

Todos os 4Ps anteriores têm um objetivo em comum: atingir as pessoas para que elas comprem o seu produto.

Por isso, além de entender e colocar em prática os pontos que já vimos, você precisa estudar qual é o comportamento da pessoa que você precisa atingir na sua estratégia.

Para ser eficiente nisso você deve criar a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal. Conhecer quais são os interesses dela, tanto na vida profissional como na pessoal, vai ajudar você a entender seu comportamento.

Só assim você conseguirá se colocar no lugar dos seus clientes e vender mais do que um produto, mas uma experiência completa para os clientes.

Na hora de pensar em montar a sua equipe é preciso:

  • selecionar pessoas que tem disposição de atender bem os clientes;
  • treinar os seus colaboradores;
  • investir em capacitação;
  • motivar os seus colaboradores;
  • direcionar os esforços da sua equipe em atender bem os clientes.

Por que os 5 Ps são importantes para sua estratégia digital

Esses 5 Ps servem para dar a direção certa no seu negócio e ajudam você a desenvolver a melhor estratégia de Marketing Digital na sua empresa. Prestar a atenção a cada um dos Ps vai ajudar você a atrair e a fidelizar os seus clientes.

Isso é importante pois, como você já deve saber, clientes fiéis são muito mais baratos para a sua empresa do que os clientes novos. Só essa mudança já afetará a sua empresa de modo positivo.

Em outras palavras: esses pilares vão mostrar como você pode tornar a sua empresa mais lucrativa e qual é o valor que os produtos vão agregar na vida dos consumidores.

Pensando nisso, você conseguirá elaborar um plano de negócios que realmente esteja de acordo com aquilo que a sua empresa valoriza e com o que faz você se tornar um diferencial para os seus clientes.

Por isso, os 5 Ps vão:

  • impactar o seu plano de negócio;
  • afetar as ações da sua empresa, tanto agora como no futuro;
  • fazer parte dos padrões estabelecidos para a sua marca, elevando cada vez mais a qualidade dos seus produtos;
  • mudar o seu posicionamento no mercado, tornando a sua marca uma referência;
  • aumentar as suas perspectivas de negócio.

Como você viu, atingir as pessoas do modo correto é o que pode alavancar as vendas e mudar o posicionamento da sua empresa no mercado. Para isso, coloque em prática aquilo que ensinamos a respeito dos 5 Ps.

Fonte Original do Artigo: Rock Content

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