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Conceito AIDA: aprenda a usá-lo a seu favor

Conceito AIDA: aprenda a usá-lo a seu favor

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Conceito AIDA: aprenda a usá-lo a seu favor

Conceito AIDA: aprenda a usá-lo a seu favor

Conceito AIDA: aprenda a usá-lo a seu favor

A tomada de uma decisão de compra é algo complexo. Por esse motivo, os profissionais do marketing usam uma série de técnicas para fazer com que esse processo culmine na venda do produto ou serviço que eles promovem. Entre elas, está o conceito AIDA, amplamente usado no planejamento de ações da área, alavancando a realização de uma compra.

 

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo, confira do que se trata cada etapa do AIDA e com se aproveitar de cada uma delas para vender mais.

 

Etapas do conceito AIDA:

 

Atenção

De acordo com o conceito AIDA, o primeiro passo para fechar uma venda é conquistar a atenção dos clientes em potencial. O problema é que isso é mais difícil do que muitos pensam: graças à enorme quantidade de conteúdo presente na internet, é preciso competir pela atenção do cliente a todo momento.

 

Felizmente, há uma série de técnicas que podem ser usadas para superar esse desafio. Entre elas, estão o SEO, os links patrocinados e o investimento no impulsionamento de posts em redes sociais. O objetivo é que seu cliente em potencial até o canal de venda.

 

Interesse

Dentro do conceito AIDA, uma vez que você tenha atraído a atenção do cliente, é preciso despertar o seu interesse. Normalmente, isso é feito por meio de recursos como um bom design, uso inteligente da psicologia das cores e, claro, preços competitivos quando comparados aos da concorrência.

 

Na prática, isso significa que você precisa de uma landing page bem estruturada. Para que isso se concretize, é preciso que profissionais do marketing e programadores trabalhem juntos, unindo forma e função. Desse modo, será possível construir a página ideal.

 

 

Leia também: Marketing digital para novos negócios – Começando com o pé direito

 

Desejo

O desejo é a etapa mais demorada do conceito AIDA. O motivo por trás disso é o fato de que esse é o momento no qual o cliente em potencial avalia os prós e os contras do produto, faz uma pesquisa de preço, etc. Portanto, nessa fase é fundamental proporcionar elementos de convencimento ao público.

 

Mais uma vez, há diversas técnicas que podem ser usadas com essa finalidade. A principal é o bom uso de técnicas de copywriting, de modo a persuadir o cliente, mas sem ele notar essa atitude como algo forçado. Elas também permitem a elaboração de cases de sucesso, depoimentos de clientes e até mesmo de peças de marketing de conteúdo que tendem a ajudar na conversão.

 

Ação

Por último, mas não menos importante, está o momento pelo qual todo profissional de marketing trabalha: o fechamento da venda. Nesse momento, basta que a empresa facilite o caminho do cliente, de modo que ele não encontre nenhum obstáculo ao comprar.

 

Apesar de isso parecer simples, é preciso ter em mente que, nessa fase, alguns erros podem ser fatais. Uma página pouco intuitiva, por exemplo, pode fazer com que o visitante desista de uma compra.

 

O mesmo pode acontecer caso as formas de pagamento não o agradem, ou se o navegador lhe alertar que a página não é segura. Portanto, é fundamental trabalhar com profissionais que mantenham o caminho até a venda livre.

 

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